Info Comerciário 196/2019

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Seminário: Acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

Biloti, Motta, Bruzarosco, Washington


O presidente Biloti está participando hoje, no Centro de Lazer da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, em Praia Grande, com cerca de 300 pessoas, do 1º Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador Comerciário. Mais de 300 pessoas participam do evento, que culminará com a oficialização do Departamento de Saúde e Segurança e o lançamento do Selo de Reconhecimento Social da Fecomerciários, iniciativas que aprimoram as ações da entidade nas áreas sociais e de saúde e segurança dos comerciários. Entre os convidados, o secretário adjunto estadual do trabalho, Aparecido Bruzarosco, representou o governador Geraldo Alckmin.

As palestras abordam a necessidade de incluir a saúde e segurança nas convenções coletivas e entre os assuntos tratados no seminário, os números sobre a ocorrência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no comércio, que são alarmantes, foram destaque. Os supermercados ocupam o primeiro lugar na lista de acidentes e de anomalias profissionais, seguidos pelos açougues. A sonegação de informações a respeito de vários casos é um desrespeito ao trabalhador e a suas entidades representativas.

No Brasil, os custos relacionados a acidentes de trabalho atingem a cifra de R$ 71 bilhões por ano, dinheiro tirado de investimentos em escolas e praças, por exemplo.  A título de exemplo no setor de serviços, que engloba o comércio, o mal que mais atinge o trabalhador é o esforço por LER, que são as lesões por esforço repetitivo. A maior parte das vítimas tem entre 17 e 30 anos. 

Segundo estimativas numa conta aproximada, dos 2,5 milhões de comerciários que a Federação representa no Estado de São Paulo, cerca 25 mil têm ou estão bem próximos de serem acometidos por LER. Além disso, observou-se que os trabalhadores no comércio também são alvos de assaltantes em seus ambientes de trabalho, que pode resultar em ferimentos, morte e também afetá-los mentalmente, dada a violência psicológica a que são expostos.

Assim, o departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador será uma área específica e valorizada pela Federação, reforçando medidas de proteção à integridade física que a entidade e seus Sindicatos Filiados já prestam aos trabalhadores do comércio e está sendo criado em uma data simbólica, o Dia Internacional de combate à LER/DORT.

Já o Selo de Reconhecimento Social é uma forma de a Federação reconhecer as atuações dos Sindicatos Filiados em defesa dos direitos dos trabalhadores, nas comunidades de suas bases, dentro do contexto de responsabilidade social.

Para Biloti, a iniciativa vem preencher um espaço de sensível importância, que necessita de acompanhamento e ferramentas exclusivas que possam ajudar a prevenir e controlar os riscos à segurança e saúde dos comerciários do Estado, que são vitimas constantes de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

O presidente Motta, lembrou na abertura do evento, que essa realidade, muito silenciosa, afeta as condições de vida e de trabalho do comerciário. “São situações reais que se apresentam como verdadeiros desafios, mas tratadas como fruto do ‘acaso’ por parte de alguns patrões. O consumidor que frequenta os mais variados estabelecimentos comerciais e suas vitrines decoradas não imagina que atrás de um sorriso simpático, uniforme bem cortado e recebendo um atendimento de excelência, há nestes ambientes gravíssimas situações de risco para o trabalhador”. 
Fonte: Fecomerciários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...