Info Comerciário 196/2019

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Desembargador crê no aumento de práticas antissindicais com a reforma trabalhista


Fonte: Fecomerciários
“Práticas Antissindicais”, ministrada pelo Dr. Davi Furtado Meirelles, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, foi a primeira palestra da tarde desta quinta, 28 de julho, no IX Congresso de Advogados de Entidades Sindicais, no Centro de Lazer da Fecomerciários em Praia Grande. O palestrante disse que virá uma avalanche sobre a vida, sobre os direitos dos trabalhadores, com o novo governo Temer.

“Acredito que em 2017, passadas as eleições municipais, é um momento propício para implementação das mudanças propostas tanto pelo governo interino como pelos empresários, pelo capital”. O Dr. Davi lembra ainda que a Fiesp não investiu nesse processo político à toa e a fatura será paga pelos trabalhadores”, disse, acrescentando que as Centrais Sindicais, “que estavam meio divididas, se uniram no momento certo para reagir a essas medidas restritivas aos direitos dos trabalhadores”.

Por outro lado, o desembargador criticou a criação de sindicatos “artificiais”, fruto, segundo ele, das facilidades para se criar uma entidade. “Em 1988, existiam 2.500 sindicatos, hoje eles passam de 20 mil – 14 mil nas contas do Ministério do Trabalho. Ou seja, parece que surge uma categoria nova por dia que precisa de um sindicato. Isso também é uma prática antissindical”. Assim como as interferências dos patrões para rachar os sindicatos, ou da Justiça do Trabalho quando age contra os sindicatos que cobram contribuição de sócios e não sócios, acredita.

Dr. Davi Furtado Meirelles finalizou sua palestra com uma preocupação: “Quero crer que a partir deste ano, 2016, com a reforma trabalhista que está sendo proposta, acontecerão muitas práticas antissindicais e o trabalhador, que já é muito sofrido, vai precisar ser defendido com mais veemência pelos sindicatos e pela Justiça do Trabalho”.

Ao final, o desembargador recebeu placa de homenagem das mãos de Biloti e da advogada Vivian Previde, do Sincomerciários de Piracicaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...